segunda-feira, 12 de abril de 2010

Arqueólogos encontram no Egito 14 tumbas do século III a.C.





RIO - Quatorze tumbas históricas foram descobertas num cemitério egípcio do século III a.C., no oásis de Bahariya, a 375 quilômetros ao sul do Cairo. Entre elas está a múmia de uma mulher que data de antes da Era Romana, com cerca de 1 metro de altura, coberta com uma tampa de gesso colorido, e foi enterrada vestindo uma túnica, um véu, colar, bracelete e sapatos, características que podem indicar com maior precisão o período ao qual ela pertenceu.
- As primeiras buscam mostram achados como máscaras de gesso, um fragmento de ouro decorado com gravuras dos quatro filhos de Hórus (todos eles deeuses egípcios, que tinham como supostos poderes proteger o estômago, o fígado, os intestionos e os pulmões), e uma coleção de moedas, de argila e vasos de vidro - disse o arqueologista chefe da expedição Zahi Hawass.
No oásis de Bahariya, já foram descobertas 250 múmias em 1996 no chamado Vale das Múmias Douradas, região que já se tornou turística por seus tesouros arqueológicos.
Extraído: http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2010/04/12/arqueologos-encontram-no-egito-14-tumbas-do-seculo-iii-c-916317314.asp

Seguidores